Tipos de trabalhos:

Trabalho empírico em Educação com vistas à acessibilidade e/ou à inclusão de todas as pessoas – com e sem deficiências, completo ou em desenvolvimento baseado em referenciais teóricos, apresentando revisão de literatura pertinente e análise de dados.

Trabalho teórico em Educação com vistas à acessibilidade e/ou inclusão de todas as pessoas – com e sem deficiências, devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando argumento teórico consistente e indicando implicações para o campo da Educação.

Projetos e relatos de experiência também serão aceitos.

Oficinas, minicursos, Palestras, mesas redondas e atividades culturais.

Protótipos – equipamentos, máquinas, ferramentas e sistemas com finalidades educativas ou facilitadoras.

Submissões

e Linhas de

Pesquisa

Os trabalhos aceitos para o CAIE 2022 devem cobrir de forma bastante ampla a temática DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO – Uma discussão necessária, e devem se encaixar em alguma das seguintes linhas de pesquisa.

 

Eixos ou linhas de pesquisa: 

Eixo 01: Ações gerais na Educação

Políticas públicas para a educação; Formação de professores; Projetos e pesquisas em educação; Educação de jovens e adultos; Educação em espaços não formais; Estágio como prática de formação profissional; Uso das TICs na Educação; Aspectos sociais da Educação; Educação profissional; Educação para a cidadania; Educação para a sustentabilidade; Educação e geração de renda; Redução das desigualdades, Currículo, Prática pedagógica para as diferenças em sala de aula – relações étnico-raciais, gênero, (in)tolerância; religiosidade, sexismo. 

Eixo 02: Pessoa, família e sociedade

Estimulação precoce, reabilitação e inclusão; Rede de apoio na constituição do processo escolar inclusivo; Identificação, encaminhamento, diagnóstico e inclusão; Família de pessoas com necessidades especiais; Altas habilidades; Aspectos sociais das deficiências.

Eixo 03: Perspectiva pedagógica e curricular inclusiva

Avaliação pedagógica e escolar na perspectiva inclusiva, Projeto político pedagógico, Práticas pedagógicas inclusivas, Escolarização de pessoas com e sem deficiência, Formação de professores/recursos humanos para o trabalho com alunos com e sem deficiência na perspectiva inclusiva.

Eixo 04: Políticas públicas para acessibilidade, inclusão e redução das desigualdades

Políticas educacionais para escolarização de alunos com e sem deficiência, Políticas de acessibilidade e permanência na educação.

Eixo 05: Sala de Multimeios - SRM

Análise de implantação e funcionamento; impactos na aprendizagem; tecnologias; formação de professores.

Eixo 06: Tecnologias sociais e assistivas

Acessibilidade em Ambientes Hipermídia, Acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação, processos de estigmatização do cotidiano escolar, Comunicação alternativa, Língua de sinais, Formação de Professores para o Uso das TICs, Desenho universal e acessibilidade, inovações tecnológicas.

DOWNLOADS PARA SUBMISSÕES

Arquivo referência com as regras ABNT solicitadas,
bem como demais formatações.

Banner

 

Arquivo Power Point

Resumo Expandido

Arquivo Word

Normas de Elaboração

Resumo Expandido